-
Arquitetos: Edith Architecture, León Staines
- Área: 184 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Paulina Ojeda, Francisco Álvarez
-
Fabricantes: Cemex, Ladrillera Mecanizada
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto experimental de habitação no centro de Monterrey, México, com cinco apartamentos e térreo comercial, respeitando a parte histórica. La Luz 1126 é uma proposta que entende seu papel no contexto geográfico em que se insere. O térreo ativo pretende se tornar um ponto de encontro no bairro. O programa interno é distribuído através de plataformas de concreto contendo os apartamentos que se elevam em meios níveis, até culminar em duas varandas que permitem apreciar a vista panorâmica do centro de Monterrey e suas montanhas.
É um ensaio arquitetônico que busca responder aos desafios da habitação em áreas consolidadas e históricas da cidade, focando em um equilíbrio entre o comercial e as capacidades que um bairro tradicional deve ter. O recuo do edifício reafirma o respeito à escala e ao contexto histórico das construções da primeira metade do século XX que o rodeiam. Decidiu-se expor a nobreza dos materiais, começando com sua estrutura composta por colunas e lajes de concreto, um primeiro nível que reafirma a base do projeto através da combinação de concreto aparente com a pedra original da edificação; o tijolo configura os espaços internos estabelecendo um contraste com os elementos estruturais. Na varanda, ele é colocado lateralmente para criar uma superfície vazada que permite seguir tendo as vistas para a cidade.
A estrutura de concreto remete aos princípios básicos do modernismo, ao mesmo tempo que se integra organicamente à construção de 1939 que servirá de contato com o público. O primeiro pavimento e sua fachada testemunham a sociedade austera mas duradoura que a partir de agora gerará uma relação vibrante com as novas gerações. O projeto é uma justaposição de épocas e materiais, e ao mesmo tempo, um testemunho de como o presente pode coexistir respeitosamente com o passado.